quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Sequência de atividades baseadas no paradigma rizomático, a partir da Contação de história “Tudo bem ser diferente” de Todd Parr.




 
           Autor de livros infantis de sucesso e criador do desenho animado "Todd World", do canal Discovery Kids, Todd ensina as crianças a cultivar a paz e os bons sentimentos com frases curtas, diretas e envolventes, e ilustrações coloridas que aproximam e chamam a atenção de meninos e meninas (e dos adultos também).

"Tudo Bem Ser Diferente" (Panda Books, 2002) trabalha com as diferenças de cada um de maneira divertida, simples e completa, abordando assuntos que deixam os adultos de cabelo em pé, como adoção, separação de pais, deficiências físicas e preconceitos raciais, entre outros.


 

Sequência de atividades.

 

 

  1. Momento: Contação da história “Tudo bem se diferente” de Todd Parr.
    A contação será realizada através do livro ampliado, mostra folha por folha, todos sentados em um tapete inclusive o contador. (Principio de conexão).
     
  2. Momento: Conversa sobre o que entenderam da história, e questioná-los sobre nossas diferenças, introduzir a ideia de que somos diferentes, mas somos dignos dos mesmos direitos. (Principio de heterogeneidade).
     
  3. Momento: Propor a construção de um painel, onde cada um desenhe seu autorretrato, a fim de indagá-los sobre as características de cada um. (Principio de cartografia).
     
     
  4. Momento: Reconstruir um livro da história verdadeira, porem com seus autorretratos, e escrito por eles, cada um faz sua pagina. (Principio de decalcomania).
     
  5. Momento: Propor uma peça teatral a partir do que criaram para o livro, cada um apresenta sua fala. (Principio de ruptura a- significante).
     
     
  6. Momento: Amigo secreto de palavras, propor um sorteio entre todos, o presente será uma carta, apontando as qualidades do outro colega. (Principio de multiplicidade). Conversar sobre como percebeu estas qualidades.

 

 

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ydi5Y5oToH4

Um comentário:

  1. Aprender a partir da lógica do rizoma significa dialogar com a realidade.

    ResponderExcluir