"Tudo Bem Ser
Diferente" (Panda Books, 2002) trabalha com as diferenças de cada um de
maneira divertida, simples e completa, abordando assuntos que deixam os adultos
de cabelo em pé, como adoção, separação de pais, deficiências físicas e
preconceitos raciais, entre outros.
Sequência de atividades.
- Momento: Contação da história “Tudo bem se diferente” de Todd Parr.A contação será realizada através do livro ampliado, mostra folha por folha, todos sentados em um tapete inclusive o contador. (Principio de conexão).
- Momento: Conversa sobre o que entenderam da história, e questioná-los sobre nossas diferenças, introduzir a ideia de que somos diferentes, mas somos dignos dos mesmos direitos. (Principio de heterogeneidade).
- Momento: Propor a construção de um painel, onde cada um desenhe seu autorretrato, a fim de indagá-los sobre as características de cada um. (Principio de cartografia).
- Momento: Reconstruir um livro da história verdadeira, porem com seus autorretratos, e escrito por eles, cada um faz sua pagina. (Principio de decalcomania).
- Momento: Propor uma peça teatral a partir do que criaram para o livro, cada um apresenta sua fala. (Principio de ruptura a- significante).
- Momento: Amigo secreto de palavras, propor um sorteio entre todos, o presente será uma carta, apontando as qualidades do outro colega. (Principio de multiplicidade). Conversar sobre como percebeu estas qualidades.
Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ydi5Y5oToH4
Aprender a partir da lógica do rizoma significa dialogar com a realidade.
ResponderExcluir